Até a minha primeira fase de faculdade pouco se falava em empreender como uma opção. Empreender até então acabava acontecendo muito mais por necessidade do que por oportunidade.
O resultado dessa pesquisa divulgada em artigo da Exame, demonstra que 71% dos jovens brasileiros pretendem empreender. Esse resultado trouxe a tona para mim uma série de questionamentos:
- Os jovens querem empreender porque enxergam mais oportunidades no país?
- Querem empreender porque se sentem capazes em fazer a partir daqui projetos que valham para todo o mundo?
- A presença cada vez maior de temas relacionados a empreendedorismo e startups nas mídias de massa está contribuindo?
Para mim o terceiro ponto com certeza tem muito a ver com o crescente interesse. O que precisamos, então, é estar preparados para apoiar essa nova leva de empreendedores que são tão ansiosos e esperam que tudo aconteça de forma rápida.
Como podemos de fato preparar os jovens para empreender de forma brilhante, entendendo os percalços e dificuldades do caminho? Como dar experiência profissional suficiente antes (ou durante) a formação de novos negócios? Alguém que nunca foi gerenciado vai gerenciar bem? Com que frequência esse sucesso ocorrerá?
São muitas as perguntas, mas se todos fizermos essas e outras reflexões, talvez consigamos tornar o ecossistema mais rico e propício ao sucesso. E que venham também os necessários fracassos!